Limpeza de ar condicionado: 4 RAZÕES IMPORTANTES!

Limpeza de ar condicionado: 4 RAZÕES IMPORTANTES!

Limpeza de ar condicionado: 4 RAZÕES IMPORTANTES!

Ter um ambiente climatizado em casa ou na empresa é garantir o conforto e o bem estar daqueles que utilizam os ambientes, já que a temperatura fica na medida certa. Mas, para fazer com que o equipamento tenha boa performance é essencial realizar periodicamente a limpeza de ar condicionado preventiva.

Caso contrário, se o responsável deixar para chamar um técnico somente quando o equipamento apresentar problemas, como baixo resfriamento ou água pingando, por exemplo, pode estar comprometendo a própria saúde e a de terceiros.

Isso porque o ar condicionado é um aparelho que absorve toda a sujeira que se encontra no ambiente, como poeira e poluição. E, como é de se imaginar, esse acúmulo de substâncias contaminantes é o ambiente perfeito para a multiplicação de ácaros, fungos e bactérias, responsáveis por uma série de doenças, como asma e bronquite.


4 razões para realizar a limpeza de ar condicionado


Pelo que dissemos até aqui, você pôde perceber que a limpeza de ar condicionado não deve ser deixada de lado e nem em segundo plano por razões de saúde. Veja agora mais 4 razões para investir em sua higienização periódica:


Prevenção de panes


A poeira e outras substâncias que se acumulam no ar condicionado podem acabar entupindo as serpentinas, filtros e turbinas do aparelho, diminuindo sua eficácia e até mesmo o danificando por completo. Nesse caso, os custos com manutenção ou com um novo equipamento podem ser maiores que o investimento necessário para uma visita técnica.


Redução de custos


A falta de limpeza de ar condicionado pode acabar pesando na conta de luz todos os meses. Isso porque quando o aparelho está sujo, ele acaba forçando seu compressor para resfriar o ambiente e isso ocasiona um maior gasto de energia.


Melhora o funcionamento do aparelho


Quando o equipamento de ar condicionado não conta com uma manutenção periódica, automaticamente ele vai diminuindo a capacidade de climatizar os ambientes. Isso porque o acúmulo de poeira e outras resíduos no filtro do aparelho pode influenciar em seu mecanismo, reduzindo sua eficácia.


Aumenta o tempo de vida


Assim como qualquer equipamento que precisa de manutenção constante para que tenha seu tempo de vida útil aumentado, a limpeza de ar condicionado proporciona esse mesmo benefício. Quando se conta com uma higienização regular, a boa performance do aparelho pode se estender por muitos anos.


Cuidados ao contratar o serviço


Está convencido de que a limpeza de ar condicionado é essencial tanto para o bom funcionamento do aparelho quanto para a saúde das pessoas que se encontram nos ambientes climatizados, como em residências ou empresas? E, se você está se perguntando se é necessário contratar ajuda profissional ou é possível realizar a higienização por conta própria, saiba que na segunda opção “o barato pode sair caro”.


Apesar de a manutenção e a limpeza de ar condicionado serem procedimentos mais simples, mesmo assim necessitam de habilidades e conhecimento. Se o serviço for feito por alguém inexperiente pode haver problemas no aparelho. Por exemplo, se os filtros forem inseridos ao contrário, o aparelho não irá filtrar o ar da forma correta e, além disso, pode começar a emitir ruídos incômodos.


Nesse caso, antes de contratar uma empresa especializada é importante ter alguns cuidados, como verificar a idoneidade da empresa no mercado, analisando seu histórico e pedindo referências, já que é muito comum proprietários de equipamentos reclamarem sobre invenção de problemas, superfaturamento de serviços ou manutenções ineficazes e sem conhecimento técnico.

Embora o limpeza seja, aparentemente, um serviço simples, quando é realizada de forma profissional ela gera, inclusive, redução de custo.

Postado por admin



Serra Vision © 2020 - Todos os Direitos Reservados.